06/05/2020
Dicas essenciais para quem vai locar uma sala comercial
Se você está pronto para dar este passo, ótimo!
1. Defina o tamanho
De modo geral, as plantas de salas comerciais são bem parecidas e as variações estão relacionadas às posições de banheiros, portas e janelas. Por isso, você pode pensar em um layout genérico que vai te ajudar a entender o espaço de que precisa para realizar sua atividade.
Nesse momento, o ideal é que você calcule o tamanho para conseguir instalar com folga todos os móveis e equipamentos essenciais para o seu trabalho – e das demais pessoas que compõem a equipe, se for o caso.
Não deixe de pensar também nos aspectos relacionados ao conforto. Uma área reservada para um frigobar e para o cafezinho, por exemplo, torna o ambiente de trabalho mais agradável tanto para quem atua ali como para quem visita o local.
Considere também as perspectivas de expansão que você tem em mente. Só tome cuidado para não exagerar no dimensionamento, para não correr o risco de definir espaços que ficarão ociosos e que pesarão no valor do aluguel.
2. Escolha a localização
Para definir a localização da sala, a primeira questão que você deve responder diz respeito à importância do ponto para o tipo de negócio ao qual você se dedica. Se o ponto não for muito relevante, você poderá optar por uma sala em um local menos comercial, onde os aluguéis são mais baixos.
Por outro lado, existem atividades com características bastante peculiares, que chegam a criar polos de empresas e de profissionais que se dedicam a elas. Por exemplo, no entorno de hospitais é comum surgirem inúmeros consultórios médicos e lojas especializadas no setor, da mesma forma que próximo aos fóruns se concentra um grande número de escritórios de advocacia.
Se você trabalha em algum segmento com essas características, talvez seja conveniente alugar em áreas onde outras pessoas também se dediquem a esse ramo.
3. Defina o valor do aluguel
O valor do aluguel é influenciado, principalmente, pelo tamanho e acabamento da sala, pela localização e pelo padrão da construção do prédio. Disponibilidade de estacionamento e itens de conforto, como ar-condicionado, também podem afetar o valor.
Contudo, em um primeiro momento, se oriente somente pelos aspectos principais para buscar referências de valores de aluguéis de salas que se aproximam do que você precisa.
Com base nessas referências, você entenderá como anda o mercado e compreenderá o que pode encontrar pelo orçamento que tinha pensado originalmente. Se for o bastante, ótimo: você poderá se concentrar na escolha do imóvel ideal. Se, por outro lado, a sua capacidade de pagamento for limitada, comece a pensar no que é prioritário na sua escolha.
4. Atenção à vistoria
O laudo de vistoria deve ser parte integrante do contrato. Ele é essencial para que você possa documentar o estado em que recebeu a sala, que deverá ser entregue nas mesmas condições no fim do contrato.